Confira dicas que podem reduzir o gasto com impostos na compra, venda e aluguel de bens

Entender como reduzir a carga tributária de forma legal na venda ou aluguel de bens pode ser considerada uma das tarefas mais complicadas para diversas pessoas que estão pensando em iniciar um patrimônio e, até mesmo, para aqueles que já têm um patrimônio consolidado, já que o assunto envolve diversas normas e burocracias que, muitas vezes, não são conhecidas por todos. Por isso, neste texto vamos te dar algumas dicas sobre como pagar menos impostos na compra, venda e aluguel de bens, além do imposto de renda.

Segundo levantamento realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), o Brasil é o país que tem uma das maiores cargas tributárias do mundo, sendo contabilizado quase 38% do custo de tudo o que é produzido ou comercializado. Dessa forma, compreender como pagar menos imposto de renda é uma dica fundamental para manter o controle e reduzir gastos. 

Como economizar no inventário?

O inventário é um processo que exige tempo e planejamento, dessa forma, entender como investir menos dinheiro na realização desse documento é um dos temas fundamentais para quem quer economizar.

Portanto, é válido investir em dividir bens em vida, já que depois esse processo pode ser mais burocrático e caro para quem estiver administrando evitando problemas sobre como pagar menos impostos neste procedimento. Para saber mais informações sobre como economizar no inventário, fale com o advogado Diogo Rossetti

Como reduzir o ITCMD?

Se você pretende diminuir o valor do ITCMD e tem dúvidas de como pagar menos impostos neste processo, basta elaborar um processo com informações sobre falecimento ou a doação, além de detalhar o imposto sobre o valor venal do IPTU. 

Realizando essas etapas, a tendência é que juízes concedam uma liminar com a possibilidade de um pagamento menor. Aprenda o passo a passo sobre como pagar menos impostos com o advogado Diogo Rossetti. 

Como pagar menos impostos de imóveis?

1. Declarar dados dedutíveis

Uma das formas de como pagar menos imposto de renda é declarar dados dedutíveis, ou seja, despesas que reduzem a base de cálculo de imposto de renda, entre elas estão despesas como saúde que incluem gastos com consultas, hospitais, cirurgia, tratamentos, exames, plano de saúde, próteses e outras despesas médicas e que não possuem um limite de valor.

Somado a isso, também é possível declarar em dados dedutíveis despesas com educação do ensino básico até o superior tanto de contribuinte  ou de dependentes, é importante lembrar que o valor máximo para dedução de dependentes é de R$ 3.561,50. 

Outra maneira é a previdência privada. Contribuintes que tenham o plano de previdência do Plano Gerador de Benefício Livre podem reduzir a base de cálculo do imposto de renda em até 12%. Também existe a possibilidade de redução de dependentes, nessa regra, cada dependente declarado do imposto de renda permite uma dedução de R$ 2.275,08 e a contribuições ao INSS descontadas diretamente na folha ou recolhida pelos contribuintes.  

2. Deduzir contribuições para previdência

Outra forma de como pagar menos imposto de renda é por meio das contribuições à previdência. Contribuições públicas ou privadas para planos de previdência podem ser abatidas no valor do imposto de renda, seja para valores descontados da folha ou pagos manualmente. 

Como faço para pagar menos impostos de imóveis?

1. Incluir gastos com reforma ao vender um imóvel

Reduzir o valor tributado no imposto de renda em gastos com vendas de imóveis pode parecer um pouco complexo, mas é possível realizar esse tipo de ação legalmente e entender da forma correta como pagar menos impostos nesse tipo de processo.  

Com a declaração de valores altos de um custo de aquisição de valores  gasto com reformas e benfeitorias é possível reduzir o valor tributado, já que aumentando o custo o lucro será reduzido, implicando assim na redução de impostos para pagar. 

É válido ressaltar que todos os gastos necessitam de comprovações, seja por meio de recibos ou notas fiscais. 

2. Incluir gastos ao vender um imóvel

Aumentar o valor de compra do imóvel para incluir despesas como impostos, comissões e corretagem também é uma das formas de como pagar menos imposto de renda durante a declaração do IR. 

3. Aquisição de investimentos

Existem maneiras de como pagar menos impostos por meio de aquisição de investimentos. Podem ser levadas em consideração no momento da declaração do imposto na aquisição de ações títulos públicos a exemplo de taxas de corretagem, além de emolumentos. Dessa forma, é possível reduzir o lucro da venda dos ativos, além do imposto.

4. Não declarar junto com o cônjuge

Um dos alertas no momento de declarar impostos é, se possível, não realizar a declaração em conjunto com o cônjuge, já que, ao somar a renda de duas pessoas, o valor da alíquota se torna maior. Dessa forma, realizar a declaração de forma separada é uma das soluções de como pagar menos impostos. 

5. Dividir renda de aluguel com o cônjuge

É possível economizar no valor de declaração do imposto de renda dividindo o valor de aluguel com o cônjuge. Realizando o processo dessa maneira, o valor do imposto de renda é reduzido sobre o tributo de cada indivíduo. 

6. Abater gastos com o valor do aluguel

O valor do aluguel também pode ser uma das maneiras de como pagar menos impostos. O proprietário do imóvel pode abater gastos com taxa de condomínio, IPTU, entre outros.

7. Não incluir dependentes que recebem pensão

Se o declarante do imposto de renda gastar com pensões, isso pode ser deduzido no momento da declaração e facilitar, dessa forma, como pagar menos impostos. No entanto, se o beneficiário estiver na declaração do dependente, essa redução não será efetivada.

8. Abater gastos ao trabalhar em casa

Vantagem para os autônomos que trabalham em casa e querem entender como pagar menos impostos. É possível deduzir um quinto de todos os gastos com as contas domiciliares como  água, luz, telefone, internet, entre outras despesas importantes para o funcionamento do negócio domiciliar do declarante. Saiba mais sobre o tema com o advogado Diogo Rossetti.

Como pagar menos imposto de renda com holding familiar?

Você sabia que existe uma forma prática e legal de pagar menos impostos de renda para quem tem uma quantidade considerável de bens? Essa opção se chama holding familiar

Holding Familiar é um projeto de gestão, concentração e reorganização dos bens de uma família – geralmente, em uma empresa constituída por pessoas desta família – construído a partir da análise das suas peculiaridades, seu patrimônio, os riscos envolvidos, a estratégia fiscal, tudo, enfim, que envolva a vida da família.

4 IMPOSTOS QUE A HOLDING FAMILIAR PODE EXTERMINAR

Tudo sobre Holding Familiar

Agora que você já conhece um pouco mais sobre holding familiar e entende suas vantagens, tenho certeza de que você se interessou pelo assunto. Por isso, o advogado Diogo Rossetti Cleto está lançando um curso online sobre holding familiar. O curso é destinado para iniciantes e interessados sobre o assunto. 

O advogado Diogo Rossetti Cleto é sócio do escritório que leva seu nome desde 2011 e é especialista em holding familiar, direito empresarial, trabalhista e contencioso civil. Além disso, ele ainda leciona o curso de Extensão sobre Holding Familiar na Escola Brasileira de Direito (ABRADI). Para mais informações sobre serviços, curso e o escritório, entre em contato via telefone (11) 2503-8006 ou mande um e-mail para diogo@rossetticleto.adv.br.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *